quinta-feira, 5 de julho de 2012

O 4 de julho mais quente das nossas vidas


Voce quase consegue sentir o calor, vai dizer que nao? (minha cor tah ALGO)

Existem alguns momentos, talvez aqueles em que voce percebe em que esta ha tanto tempo longe do seu país, que voce comeca a procurar semelhancas, ao inves de diferencas. Eu tive um desses momentos ontem, enfiada num onibus indo pra um parque em Kansas City pra comemorar o 4 de julho, independencia dos Estados Unidos. Sim, quem liga pra independencia de um pais que nao eh teu, eu tava la porque foi meu primeiro verao nos Estados Unidos e eu queria ver os fogos. Ponto. Mas prossigam nesse texto que voces vao entender porque eu consegui encontrar semelhancas com o Brasil durante um feriado patriotico americano. 

Viajamos em cinco amigos (quatro brasileiros e um paraguaio) pra uma cidade maior que Pittsburg, porque aqui a gente sabia que ia ser triste. O primeiro erro foi a gente ter chegado no parque as 4 da tarde. Porque ontem foi um dia de 40 graus e juro pra voces que aquele parque era o lugar mais quente que eu ja conheci. Sabe aqueles (raros) dias em Caxias no verao que faz tanto calor que tu tem vontade de pedir a Deus que te leve daqui da Terra? Eh, aqui no Kansas eh assim. Soh que quase todos os dias do verao. A temperatura nunca cai, e o tempo nunca vira de uma hora pra outra, ou cai uma chuvinha que nem Caxias. NUNCA. Voce acorda num dia feliz, abre a janela, SOL. No dia seguinte voce tah meio down, e neh, um tempinho fechado cairia bem, SOL again. E calor. Um calor que te faz suar como se voce fosse gordo, mesmo voce sendo magro. 

Calor de 40 graus, i just can't take it anymore.
Chegamos a conclusao que nao daria pra ficar no parque ateh a hora dos fogos, que ia ser la pelas dez da noite. E fomos dar uma volta pelos arredores. Como era 4 de julho nao tinha porra nenhuma aberta e paramos num mercado chines enorme. Fedia que nem o inferno, porque eles vendiam todos os seres do mar que voce possa imaginar, mas ninguem se importou, porque eles tinham ar condicionado, e freezers. Teve uma hora que eu sentei dentro de um freezer, sim, retrato da dor. 

De la ficamos mais uma hora sentados nuns bancos numa sombra, reclamando do calor como se fossemos cinco idosos. Ateh que decidimos procurar um bar. E nos achamos! O paraiso. Ficamos no bar bebendo e comendo frango frito ateh as nove da noite.


salada pra que, ne?


Decidimos voltar pro parque. Nos e a populacao de Kansas City. Imaginem um povo, mas um povo, com cadeira de praia, coberta pra botar no chao, cooller. Todo mundo fazendo fila na rua pra pegar os onibus que levavam pro parque. A gente entrou numa fila e comecou a perceber uma galera furando e formando outras filas na nossa frente. Nisso um gordinho pai de familia comecou a brigar com o guarda que tava tentando organizar tudo. E ai, nesse momento, vendo todo mundo furar fila, tocando o foda-se pros outros, e querendo chegar logo no parque, eu me senti em casa. 

Conseguimos pegar um onibus depois de muita ameaca do cara na nossa frente. Chegamos no parque uns 15 minutos antes de os fogos comecarem. Achamos um lugarzinho pra sentar, mas nao sem antes uma mulher gritar 'COM LICENCA ESSES LUGARES ESTAO OCUPADOS'. Sim, a DONA DA GRAMA, mas ok, mantivemos a paz mundial, soh mandei um laser eyes pra ela e sentamos mais pra frente. O bom de estar num lugar onde nao falam a tua lingua eh que voce pode falar alto pros seus amigos 'a loca acha que eh a dona da grama', que a pessoa nao vai entender. 

Foi super legal dai. Era tipo Reveillon. Soh que sem a parte das pessoas bebadas e do 'adeeeusss anooo velhoooooo essa merda toda'. Todo mundo tava sentado na grama, na beira do rio Missouri. Do outro lado do rio sairam os fogos. E durou meia hora, foi muito divertido. A gente achava que o negocio ia ser moh patriotico e tal, com hino dos Estados Unidos, mas que nada, a galera tava la pra ver os fogos queimarem e gritar uhuuuuuuuuuu. Foi engracado. 




Teve uma hora durante os fogos que eu comecei a olhar ao redor.. na minha frente tinha uns indus, ou sei la que eu, com turbante na cabeca e tudo. E do meu lado uma familia gigante com arabes e seus 'hala hala'. (Podem falar o que quiserem, pra mim, toda palavra que sai dos arabes soa como hala hala.) E na volta do parque soh mais arabes, indus, coreanos, todos com seus criaredos ao redor. Ninguem falando ingles. Nos inclusive, falando portunhol. 

Os Estados Unidos esta tomado por estrangeiros, e as unicas pessoas que nao notam isso sao os proprios americanos. Mas ainda, o mais engracado (ou ridiculo, como queiram), eh que todos esses estrangeiros estavam la, comemorando o 4 de julho, independencia dos Estados Unidos.



Nos 5 =)



2 comentários:

  1. hehe, adoro esse relatos bem-humorados.

    ResponderExcluir
  2. hahahahaha como estou com tempo super livre, de férias, parei pra ler e rir aqui! me deu mta saudade de ti com teu jeito de falar! imaginei tu reclamando, olhando com laser eyes pra mulher! hahahaha beijao Val, saudades!!! (Raquel Baby Fronza)

    ResponderExcluir