domingo, 29 de julho de 2012

Sobrevivendo a pior seca desde os anos 50


Nao fazia tanto calor e tanta seca nessa parte dos Estados Unidos (o Midwest) ha meio seculo. Hoje o termometro da universidade tava marcando 113 graus F, o que sao 45 graus C. Nao tem como nao falar palavrao ao ver uma coisa dessas. Eu rezo por uma chuva, mas ela nao vem. Nunca.

Eu ainda nao entendi como nao falta agua aqui e ninguem ainda falou de racionamento. Acho que nao eh que nem em Caxias, que nao tinha de onde sair agua. Nao importa a quantos meses nao chova, ninguem fala sobre economizar agua. Sei la, tenho que lembrar de perguntar pra um americano sobre isso.

Enquanto isso, lots of free time. As aulas e meu emprego soh comecam daqui a tres semanas.

Nesse tempo pude asistir cinco temporadas inteirinhas de How I Met Your Mother. E finalmente tomei vergonha e comecei a estudar pro inicio das aulas. Me matriculei no Frances 3 e no Espanhol 3 e tenho minhas duvidas se tenho esse conhecimento. Entao fui uma tarde pra biblioteca deserta e peguei um monte de livros de "Como dizer tudo em espanhol" e outros do genero em frances. Fiz uma lista de verbos em ingles e traduzi pras duas linguas jah. Nao foi tao dificil. Lembro que semestre passado a coordenadora do frances disse que nao era pra eu me preocupar, porque os anos que eu estudei na Alianca Francesa no Brasil iam voltar na minha mente. Com o espanhol eu nao me preocupo tanto, porque penso que qualquer coisa que a professora perguntar e por acaso, eu nao souber, eh soh falar um portugues basico, que eh bem parecido. De qualquer maneira, vai ser melhor que um americano falando. Sem ofensas, mas eh que linguas nao eh o forte da maioria deles. Nem diferenciar o que eh falado em cada pais, mas deixa pra la.

Quando as aulas comecarem dia 20 eu vou estudar bastante. E espero de coracao que esse esforco mental (e financeiro, dos meus amados pais) valha a pena no futuro. E que algum jornal bom precise de uma reporter que saiba falar quatro linguas decentemente. Se tudo der errado, largo tudo e viro tradutora. Faria mais dinheiro que o jornalismo certamente.

Algumas pessoas perguntam se eu nao vou querer trabalhar aqui, mas a verdade eh que eu acho que isso nem eh possivel. Primeiro porque meu visto ja esta expirado desde maio. Nao, nao estou ilegal. Mas o consulado me deu visto pra estudar seis meses aqui, nao sei por que. O que me permite ficar dentro do pais mais seis meses eh um documento assinado pela UCS e pela PSU, minha universidade daqui, que provam que eu estou estudando. Mas nao posso nem sair dos EUA e voltar, tipo ver as Cataratas do Niagara, por exemplo, tah fora de cogitacao. Ou Tijuana.

Mesmo que o visto signifique soh permissao pra entrar no pais, as pessoas te tratam diferente quando veem que ele ta expirado. Me senti uma mexicana ilegal, quando fui procurar um emprego de garconete no verao e eles viram meu passaporte e disseram que nao sabiam se a empresa poderia me contratar se meu visto nao estava ativo. Como se eu fosse umafugitiva. Demorei meia hora pra explicar e convencer a RH que o me permite estar na America eh esse documento da universidade. Consegui o emprego. Persuasao eh tudo.

Mas voltando ao assunto do por que nao pretendo nem procurar emprego aqui. Nao vou aguentar mais tempo longe da minha familia. Sinto muita saudades dos meus pais, da minha irma, da minha vo.. dos meus primos.. Minha prima Alice vai nascer esse semestre e eu nao vou estar la!

Bom, mais cinco meses inteiros aqui e vou estar em casa. Juro que vou parar de reclamar de saudades ;) E vou aproveitar o tempo que tenho aqui, porque sei que se for que nem semestre passado, vai passar muito rapido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário