quarta-feira, 18 de julho de 2012

Escrevendo num jornal americano


Descobri que meu blog ja teve mais de 4 mil visualizações. Isso deve ser muito, mas muito mais do que o numero de pessoas que leem o jornal que eu escrevo, trabalho pelo qual sou paga. 

Mesmo assim quis fazer um post justamente sobre isso, sobre como esta sendo a experiência de trabalhar com jornalismo aqui. Não sobraram muitos repórteres na nossa equipe no verão, digamos que comecamos em três ou quatro, e estamos acabando o verão em dois, eu acho. Sei que há uns dias ateh uma fotografa tentou fazer uma matéria pra ver como ela se saia, mas neh, meu editor não foi la muito querido com o texto (logico, eh um editor) e ela jurou nunca mais escrever. 

Nao eh facil ser reporter, minha filha. Semana passada eu ouvi por vários minutos que eu devo ser mais insistente com as fontes, porque eu não consegui tirar de uma delas um numero importante. Dica do meu editor sobre o que devo fazer no futuro: ameaçar a fonte com um “eu vou descobrir essa informação de qualquer jeito, então eh melhor que tu me de ela de uma vez por todas!” hahaha to aprendendo bastante. 

Mas enfim, pro ultimo jornal do mês eu acabei fazendo a maioria das historias.

Essa quarta-feira eu passei uma hora entrevistando um professor de economia que passou um mês no Iraque ensinando professores iraquianos. Ele tava bem perto o dia que um carro bomba explodiu em Bagda e matou 14 pessoas. Quer dizer, eu to trabalhando demais e nunca me senti tao sozinha na vida (porque to longe de casa há um tempão e a maioria dos meus amigos não esta aqui) e o calor la fora me faz querer morrer as vezes), mas penso que nunca mais vou ter uma chance de entrevistar pessoas com esse tipo de experiência. 

Procuro pensar assim. Poxa, saih de Caxias, pra conseguir um emprego num jornal onde eu posso conhecer pessoas que foram pro Iraque. (By the way, Estados Unidos e Oriente Medio se matam por petroleo, mas ao mesmo tempo ficam fazendo esses programas e projetos pra parecer que estão se dando bem. O Oriente Medio mandando centenas de estudantes pra fazer faculdade aqui, e os Estados Unidos mandando professores pra ensinar la. Que coisa tosca. Os alunos desses paises sofrem um bullying aqui que voces nem imaginam. Sobra ateh praqueles que nem do Oriente Medio sao, mas tem a pele marrom.)


Outra boa experiência de escrever nesse verão foi na tarde que eu sai nos 40 graus pra fazer aquela materia sobre o calor. Lembrei que um amigo meu, conhecido, na verdade, que eh de Gana, tinha postado no Facebook, "esta mais quente que na Africa". Fui entrevistar ele, e na hora de entrevista fiz questao de perguntar, "entao, esta mesmo mais quente que a Africa?". E ele confirmou. (A arte de fazer o entrevistado dizer o que voce quer ouvir). Voila, temos manchete dois dias depois:



O jornalismo nao eh lindo?

Outra materia que estou fazendo eh de um cinema antigo aqui em Pittsburg, que esta mostrando filmes ao ar livre. Entao as pessoas vao pra la, botam suas cadeirinhas e assistem o filme no telao. Essa sexta vai ser A Novica Rebelde, pouco legal? 

Fui entrevistar os responsaveis pelo cinema, me colocaram pra falar com o intern (O ESTAGIARIO), eu pensei, fodeo. Mas nao eh que saiu melhor que eu esperava? Ele me explicou que os filmes estao sendo mostrados la fora enquanto eles revitalizam o interior do cinema, que nao abre as portas desde a decada de 80. Eu disse 'ah, eu nasci nessa decada', e ele 'eu nasci soh em 90' hahaha e voila again, temos um bom lead pra materia pelo menos: que o menino que esta ajudando a organizar os filmes ao ar livre nao era nem nascido quando eles deixaram de ser exibidos dentro do cinema. Entrevistar nao eh lindo? 

Tenho entrevistado Deus e o mundo, e em duas semanas vou ter fechado 12 materias. Quando tudo terminar, nesse sábado, vou ter tres semanas de ferias ateh voltar a trabalhar de novo. Confesso que adoro ser reporter, de verdade, mas não vejo a hora de ficar chilling na cadeira na frente de uma piscina =D 

Ainda mais porque tao dizendo que vai vir uma onda de calor! Não baixa dos 40 há dias, então realmente não sei como isso eh possível...

Nenhum comentário:

Postar um comentário