segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Noites acordadas numa cidade que cheira a maconha

A insonia voltou. Of course it did. La fora, na Marechal Floriano Peixoto, um novo carro passa tocando funk no volume maximo. Tao maximo que entra nos meus sonhos e me traz de volta pra esse mundo real.

Wtf am I doing back to this country?

Uma moto acelera muito alto. E as pessoas gritam, meu deus, como pode ter tanta gente ali embaixo? Escuto o que parece ser um tiro. O aglomerado de vozes continua. Eh muita. muita gente. Juro que essas devem ser as saidas de baile funk mais barulhentas de Porto Alegre. Se tem gente que aguenta pior que isso merece premio.

Na cama do lado, o Eri dorme como se fosse imune a toda essa confusao. Todos do apartamento dormem. Sempre invejei pessoas de sono pesado.

Tento tomar agua direto da garrafa de dois litros. A agua esta quente. O ventilador luta pra refrescar o quarto. Nem esta tao quente. Dias piores fizeram em Dezembro, dizem.

Sao 5 da manha. Muito cedo em Caxias, muio tarde em Pittsburg. Abrir o Facebook pra conversar eh useless. Radialistas de Caxias que acordam cedo, eita profissao, fazem questao de postar ja a essa hora que o final de semana foi violento no Rio Grande do Sul - 25 homicidios e a tragica noticia de que um bebe foi encontrado no lixo em Caxias.

Na minha cabeca a maldita 'Vodka ou agua de coco', pelo o que deve ser a decima vez no final de semana, comeca a tocar. Quem eh Naldo e porque essa musica grudou na minha cabeca dessa forma?

Tudo comecou quando eu assisti o programa da Regina Case no domingo de tarde. Foi aih que eu vi o Naldo pela primeira vez. Que tristeza.

Regina entrevista o secretario de seguranca do Rio. Ele faz cara de quem obviamente nao queria estar la, admitindo o quanto a cidade ainda tem problemas mesmo depois da pacificacao.

Regina entrevista moradores na plateia: "Voce foi vitima da violencia", ela afirma, ao inves de perguntar, a uma mulher. A entrevistada chora e conta da "bala achada, e nao perdida, que acertou a irma dela na cabeca enquanto as duas estavam na cozinha da casa". O secretario recebe close e faz cara de paisagem.

A proxima materia vai mostrar gurias da favela de vestido longo e rodado realizando o sonho de debutar. Foi na frente da TV que eu soltei sem querer um "Eu nao gosto desse pais."

Durante a noite de ontem decidi assistir ao filme da Frida Kahlo, pra distrair. Frida morre (spoiler que voce ja deveria saber, claro). Antes de morrer, uma de suas frases grudou na minha cabeca: "Espero alegremente a saída - e espero nunca mais voltar."

La fora, finalmente o barulho na Marechal Floriano cessa. O povo que ha poucos minutos gritava e acelerava foi pra casa. Como essa gente trabalha na manha de segunda?

Porto Alegre esta feia. Suja.

A cada esquina um mendigo desmaiado num colchao velho, dormindo com as meias encardidas e furadas a mostra.  O cara que fez nosso cachorro-quente na Republica nao lavou as maos. Nem usou luva.

A cidade cheira mal. As ruas mais antigas cheiram a xixi. A Redencao cheira a maconha barata. A multidao de artistas que ensaiava para um bloco de carnaval na tardezinha de domingo parecia muito feliz - feliz como se fosse alheia aos problemas do mundo. E alheia a aquele cheiro.

Me disseram que na volta pro Brasil ateh os cheiros iam ser diferentes. Nao acreditei. Estava errada. A cada quadra eh um cheiro diferente, que os outros nao percebem. Ou nao se incomodam.

Como a cidade pode ter mudado tanto em um ano? Sim, eu sei. Nao mudou.

Tento ouvir meu Barulho de Chuva e Sons da Noite, baixado no meu celular, mas o telefone esta quase morrendo. Enquanto o celular carregava decidi escrever esse texto. Pronto. Achei um proposito pra esse blog de titulo obsoleto que todos os meus amigos diziam pra eu deletar. Vou continuar escrevendo. Substitui, forcadamente, os textos de Conheca os Estados Unidos, por Conheca o nosso Brasil - e tente viver nele. Um texto por insonia.

(Prometo que vou configurar o teclado para Portugues  pra voltar a dar aos pobres leitores um texto digno, com acentos e crases)

Um comentário:

  1. Huhauahuhahaha...
    Vodka e água de coco, tanto faz né?
    Você esqueceu os prédios velhos, rios sujos e fedidos e dos barcos enferrujados.

    ResponderExcluir