quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

‘Como vocês comem sopa?’ ‘Com a colher’

Depois de um período de afastamento tive vontade de voltar a escrever. Eu sempre tive raiva das pessoas que faziam intercambio e depois diziam que não conseguiam mais encontrar as palavras em português, mas confesso que esta sendo bem difícil encontrar as palavras certas pra fazer um texto.

Dito isso, precisei escrever aqui pra contar da minha Pitt Pal. Eles tem um programa aqui na universidade que se chama assim, e consiste em basicamente ajudar os alunos internacionais a se enturmarem na cultura norte americana. Porque digamos que os alunos americanos não falam muito com os alunos internacionais.

Entao o Pitt Pal de cada um leva essa pessoa pra passear, pra jantar, viajar, que seja. E eu tive uma sorte danada porque a minha eh uma guria muito legal. O nome dela eh Jakey e ela, de alguma forma muito estranha, eh parecida comigo e a gente se deu bem logo de inicio. 


Jakey


Na primeira vez que nos vimos ela e a irma, Emily, e a melhor amiga, Jacy, vieram me buscar e me levaram a Joplin. Joplin eh a maior cidade que tem perto daqui, a cidade que foi destruída pelo tornado em maio do ano passado. Demos umas voltas pela parte da cidade que ainda não foi reconstruída e eh surreal. 

Mas as pessoas daqui vao a Joplin porque tem mais coisas pra fazer. Entao passamos o dia la e jantamos. Naquela noite fui na minha primeira festa de fraternidade (as quais, eu soh vou comentar quando chegar no Brasil, porque meul deuls do ceu).

Jacy, eu, Jakey e Emily numa festa

Na outra vez que nos vimos fomos parar na casa de uns meninos da Arabia Saudita. (Tem muitos aqui, muitos). Gosto da Jakey, da Emily e da Jacy porque elas adoram tudo o que diz respeito a outros países. Chegamos e sentamos no chão (no começo eh divertido, mas chega uma hora que você precisa esticar as pernas desesperadamente).  Os guris nos serviram uns aperitivos e café árabe (deus me perdoe, mas a pior bebida que eu já tomei – e olha que to tomando coisas diferentes aqui nos eua hein).

Junto com o café da morte eles serviram muitos chocolates americanos, e isso foi muito engraçado, porque era um jantar árabe, mas ok. Antes da janta eles pediram a pergunta fatídica: o que vocês sabem sobre a arabia saudita? Holy shit. Eu vou saber o que? Tomei na cara neh, porque um dos meus últimos posts desse blog era sobre o que os outros (não) sabiam sobre o Brasil, mas eu não me dou conta que sei muito sobre os Estados Unidos e, sei la, países da America do Sul, talvez um pouco da Franca porque eu amo, mas neh, Arabia Saudida man??

Enfim. Descobri que os árabes tem quatro mulheres e isso eh tri. Tem gurias árabes aqui também, mas elas nunca poderiam participar desse tipo de confraternização. Quando começou a chegar perto da hora da comida a gente começou a pensar se íamos ter que comer com as mãos, pq eu vi isso na televisão e falei pra uma das americanas isso e ela riu e a gente tava tensa. Mas acabou sendo legal. Eles chegaram com pratões de um negocio de nome estranho (minha memoria eh algo), que eh arroz com frango basicamente. E comemos com as mãos. Enquanto a gente pegava com as pontinhas dos dedos, eles faziam bolas de arroz com as palmas das mãos e comiam. Foi estranho no começo, mas depois se acostuma.

Depois da janta veio A MELHOR parte, quando os guris árabes dançaram pra nos. Isso foi surreal. Acabou que depois das dancas deles, todo mundo acabou dançando coisas bizarras tipo Macarena e Hocky Pockey, porque neh gente, troca de culturas. Sei que eu ri tanto com isso que chegou uma hora que eu comecei a pensar que eles tinham colocado algo naquele café.

A janta foi tao legal que marcamos uma outra pro final de semana seguinte. Dessa vez eles vao nos ensinar a cozinhar! As americanas pensaram em fazer sopas pra eles (pq aqui se come muita sopa) e eu tive a brilhante ideia de perguntar pra um deles: Como vocês fazem pra comer sopa? (sim, pq, sem talher, tche, me pareceu uma pergunta racional). E um deles respondeu: Com a colher. Tchoin.

Com as gurias americanas no jantar dos Saudi

No mesmo final de semana queremos fazer um jantar brasileiro aqui em casa, pra que a Jakey, a Jacy e a Emily conhecam meus amigos e aprendam um pouco de português. Elas vao visitar o Brasil em dezembro e querem umas dicas também. Já disseram que querem ir pra Floresta Amazonica, gente qual eh a dessa tara dos outros países com a floresta que a maioria dos brasileiros nem conhece?

Essa semana posto de novo aqui soh pra contar sobre o jornal, porque to trabalhando demais, mas to conseguindo fazer a mesma quantidade de materias que eu fazia no Brasil e isso esta sendo grande coisa pra mim, afinal, comecei a trabalhar ha um mes.
=)




Nenhum comentário:

Postar um comentário