quinta-feira, 15 de março de 2012

O dia em que eu aprendi o que fazer em caso de tornados (e atiradores no Campus)

A cada semana em Pittsburg eu vivo pelo menos uma situacao que nunca achava que viveria quando estava em Caxias. Essa manha eu fui cobrir um evento pro jornal que eu trabalho que explicou como a universidade esta preparada para a temporada de tornado.

O chefe de policia explicou que depois de 11 de setembro foi feito todo um novo sistema de emergencias em todo o pais (pra todos os tipos de emergencia) e explicou basicamente o que acontece aqui em Pittsburg com um alerta de tornado.

Da pra perceber algo estranho no ar, juro. Ta muito, muito quente (imagina, estou indo pra aula de shorts) e ontem de meio dia eles testaram as sirenes de tornado. Quem eh que TESTA sirenes?! Foi tenso. A temporada de tornados definitivamente comecou.

O mais impressionante aqui eh que os alunos e membros da faculdade cadastram o numero de celular no site, e a policia do campus manda mensagens de texto caso tenha um tornado vindo. Durante a tempestade a gente vai recebendo essas mensagens, e quando estiver tudo ok e der pra sair do abrigo eles mandam dizendo que ta tudo bem. Pouco interessante isso? Muito util, na minha opiniao, porque eu nao tenho TV pra ver o cara da CNN avisar se o tornado vai passar por aqui ou nao, e da ultima vez ficamos sem internet por causa da tempestade e eu fiquei perdida.

As vezes eu acho isso tudo muito legal. Outras eu penso, o que diabos eu estava pensando quando decidi vir pro Kansas. Serio, se voces olharem um mapa dos Estados Unidos, chega a ser ridiculo. Tem montanhas pra todos os lados, mas bem aqui no meio do pais, onde estou, nao tem absolutamente nada. E nada eh nada. Junte a isso ao fato de que sempre gostei da historia do Magico de Ozz... e todo mundo sabe o que aconteceu com a casinha da Dorothy! E todo mundo sabe onde ela morava..

Na apresentacao vimos tambem um video do tornado de duas semanas atras, tem um post sobre isso mais embaixo aqui no blog, se alguem nao leu. O video eh de se cagar. Eh uma das cameras em um dos predios da faculdade que mostra o hall. Como as paredes sao de vidro, da pra ver a tempestade de raios la fora. De repente as portas abrem, por causa da forca do vento e o tapete comeca a voar! E um funcionario tenta fechar a porta mas sai correndo quando percebe a situacao. E pra piorar tudo a energia cai. Serio, to pra dizer que aquele tornadinho que muita gente nao levou a serio aqui, poderia ter sido muito grave.

No final da apresentacao eu fui falar com o policial (sim, pq ele pediu se alguem tinha perguntas durante a apresentacao, mas EU que nao ia ficar perguntando mil coisas em voz alta numa sala lotada de americanos hahahahaha ainda mais que cada vez que eu abro a boca aqui alguem diz 'ei, tu tem um sotaque, daonde tu eh?').

Perguntei pra ele o que fazer em caso de evacuacao, porque isso pode acontecer, conforme ele explicou. Ele soh tinha dito que os alunos devem ir pra certas areas de evacuacao e esperar instrucoes. Dai na minha cabeca Hollywood eu fiquei pensando que eles iam passar em onibus e recolher os alunos pra tirar da cidade (tipo aquele filme que vai cair um meteoro). Mas ele disse que se tivermos que evacuar, cada um deve se virar pra sair da cidade. Nesse momento eu pensei nos alunos internacionais (que, como eu, nao tem carro). Os internacionais correspondem a 30% dos 7 mil alunos da universidade, entao digamos que isso eh uma quantidade razoavel neh. Mas quem sou eu pra questionar um plano de evacuacao americano. Dai nao falei nada. Oremos para nao ter que evacuar.

Alem dos tornados ele tambem mencionou (logico) possibilidade de termos um ATIRADOR no campus. E que as mensagens no celular, num caso desses, seriam, 'nao cheguem perto do predio tal, porque tem um atirador la'. Comecei a olhar pros lados nesse momento e todo mundo parecia muito tranquilo com essas possibilidades. So eu estava com cara de WHAAAAAAATTTT.

Mas enfim. Amanha comeca a Spring Break, uma semana inteirinha de folga pra todos os alunos. Vou com mais quatro brasileiros pra California, conhecer San Francisco (my dream will come true!) e Los Angeles! Minha experiencia em Estados Unidos se resume a Pittsburg, onde eu moro, e cidades vizinhas que nao sao muito grandes, como Springfield, Joplin e Kansas City. Entao vai ser realmente emocionante sair um pouco.

Vai ser tipo a Dorothy: "Toto, I don't think we are in Kansas anymore!"

2 comentários: