quarta-feira, 7 de março de 2012

Em dois meses de intercambio eu já aprendi:





Que viajar eh a melhor coisa que existe

Que eh muito importante saber cozinhar

Que voce precisa saber calcular de Fahrenheit para Celcius. De pounds pra quilos

Que quando as sirens de tempestade e tornado tocam eh porque a coisa ta feia

Que foi bom ter aprendido frances

Que foi bom ter aprendido ingles

Que eu deveria ter estudado espanhol

Que faz muita falta ter uma televisao em casa. Pelo menos pra ver as noticias. A internet nunca vai ser a mesma coisa

Que o Skype mata a saudade. E eh de graca, entao digamos que eh a melhor invencao dos ultimos tempos

Que sempre vai ter uma piriguete

Que faz uma falta que chega a doer não ter um cachorro pra te receber quando tu chega em casa

Que bicicleta pode ser um otimo meio de transporte, ainda mais em uma cidade totalmente plana, mas em dias de muito frio tudo o que voce pensa eh fuck it, eu quero um carro com ar condicionado que me esquente em 20 segundos

Que eu deveria ter entendido as moedas americanas antes de sair do Brasil. Nos primeiros dias era feio de ver a gente tentando descobrir quais eram pennies, five cents, dimes e quarters

Que eu deveria estar preparada pra ver o saldo e tirar dinheiro (quando eu cheguei, eu nao sabia nem dizer caixa eletronico, nem saldo, nem saque)

Que voce eh capaz de se adaptar a tudo e todas as situacoes

Que voce eh capaz de viver muito bem sem a companhia de pessoas que voce achava que ia morrer se ficasse sem

Que as pessoas que tu conhece num intercambio se tornam teus amigos muito rapidamente

Que essas amizades conseguem ser mais intensas do que as que você teve por anos antes de viver uma experiência dessas 

Que os seus amigos do Brasil nao vao entender isso

Que voce nao pode usar regatas na academia, mas pode usar shorts que fazem sua bunda aparecer na hora dos abdominais e todo mundo esta ok com isso

Que nos Estados Unidos quem escreve releases sao os RPs, nao os jornalistas. Quase me mijei quando descobri isso. Faz total mais sentido! No Brasil eu dizia que assessor de imprensa não era jornalista, e meu deus do ceu, eu era crucificada nas redes sociais. Mas pensem se não faz sentido. Puxar saco de uma empresa não eh jornalismo. Releases não são matérias. Ou seja, não precisa ser feito por um jornalista. Os fatos falam por si, nao me julguem

Que os professores da UCS deveriam dar tema, dar capítulos pra ler e dar provas. Vou sair daqui com um semestre soh feito, mas esta valendo por vários que fiz em Caxias. E isso não eh depreciar a faculdade onde eu me formei. Escrevo porque vivi as duas realidades, e comprovei que se os professores cobram, os alunos se puxam e aprendem muito mais

Que a biblioteca pode se tornar a sua segunda casa

Que editar um texto pode ser tao bom quanto escreve-lo (nunca tive atracao pela profissão de editor, ateh que comecei a ganhar textos horríveis das aulas da edição, com a função de deixa-los bons)

Que eu demorava pra achar um taxi em Caxias de madrugada, mas aqui tem UM TAXI pra cidade toda, e ele nao trabalha de madrugada (uma noite depois de uma festa eu e uns amigos tivemos que pedir carona pra um desconhecido por causa disso)

Que eh muito mais facil ter apenas dois partidos politicos. Pelo menos pra entender o que acontece. E que eh muito, mas muito dificil, explicar os partidos brasileiros e suas filosofias em ingles

Que as pessoas aqui pedem 'excuse me' toda hora nos restaurantes, no mercado, nas festas e não saem te empurrando que nem cof cof, vocês sabem onde

Que aqui também tem muita gente que bebe como se a bebida do mundo fosse acabar. Que nem em Caxias. E que dirige depois. Que nem em Caxias

Que ter um plano de saude aqui eh a melhor aquisicao. Fiquei doente e tive que tomar antibioticos e nao precisei pagar por eles. Nem pela consulta. Por outro lado, nao ha preocupacao alguma com os dentes, porque os dentistas nao aceitam plano de saude. E ninguem, pelo visto, faz consultas regulares ao dentista

Que os direitos dos animais nao sao muito atuantes aqui no Kansas, porque voce pode cacar absolutamente tudo, e os alunos de biologia, por exemplo, tem que matar muitos animais todo o semestre pra empalhar. E podem matar como quiserem. E podem matar esquilinhos! Soama estaria pirando aqui

Que o Brasil, ou pelo menos Caxias, eh muito avancada na questao do lixo, nao era enrolacao da Codeca nao. Aqui vai tudo, TUDO, pro mesmo saco de lixo, e vai tudo pra terra. E esse deveria ser um pais de primeiro mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário