quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Não leve o Tinder tão a sério

Por Valquíria Vita
valquiria@txtconteudo.com.br

Uma pesquisa confirmou o que muita gente já sabia: o Tinder é um joguinho triste de jogar. Até concluir o óbvio, no entanto, pesquisadores de Oxford precisaram analisar 19 milhões (!) de mensagens trocadas pelo Tinder. Vamos falar em Tinder, mas pense que isso se aplica ao Happn, ao Grindr e a qualquer outro aplicativo que você, solteiro, possa estar se agarrando. Porque é tudo farinha do mesmo saco da ilusão.

A história é mais repetitiva do que assassinato em novela: você acha alguém bonitinho (veja bem que não precisa nem ser lindo, já estamos falando de gente bonitinha), dá um like, ele te dá um like de volta, vocês trocam algumas mensagens. O interessante nessas mensagens é que algumas pessoas agem como se fossem realmente íntimas umas das outras e relatam detalhes do seu dia, como se os dois ali já fossem velhos conhecidos rumo a um relacionamento sério. Mas a conversa, que parece estar fluindo tão bem, morre, sem qualquer tipo de aviso prévio, apenas alguns dias depois. E com isso, inicia-se um embate interior de quem ficou no vácuo:

“Por que será que ele não me escreveu mais?”
“Ai meu deus, será que eu não devia ter falado aquilo?”
“Será que ele olhou melhor as minhas fotos e não gostou?”
“Será que sou eu?”
“Sim, com certeza sou eu”
“Nossa, que perdedor, eu não consigo nem manter um papo no Tinder, cara, imagina na vida real!”
“Tem algo muito errado comigo, eu já sabia, isso só confirmou!”

Para.

A boa notícia nessa história toda é que se você achava que isso só acontecia com você, você achou errado. A pesquisa de Oxford mostrou que a incoerência nos aplicativos de solteiros está justamente aí: na falta de continuação das conversas. A maioria daquelas mensagens analisadas pelos pesquisadores ficou sem resposta também.

E por que? Porque quase ninguém está levando aquela conversa a sério. O Tinder é uma coisa tão rápida, tão superficial –  e tem tanta gente lá para conversar – que fica difícil mesmo manter o foco e o interesse em uma pessoa só.

O estudo comprova que não, não há nada errado com você. Isso é uma tendência geral. As conversas morrem no Happn e no Tinder, e morrem com a mesma facilidade mesmo quando migram para o Whatsapp. O desinteresse não escolhe o aplicativo. O importante é entender que isso não é nada pessoal, não é você que está fazendo nada errado. Apenas… Não leve o Tinder tão a sério!

Talvez falte lembrar que a sua noite mais legal não foi aquela que você ficou em casa dando match nos boys do Happn. E sim, aquela que, sem ter sequer planejado nada, você conheceu alguém que te ensinou, com a maior paciência do mundo, a dançar forró. Talvez te falte apenas um pouco de animação para sair da cama e conversar de verdade com pessoas que não estão atrás de um celular.


*Se você, por alguma razão, realmente encontrou uma pessoa interessante em um aplicativo de solteiros – e hoje em dia está mantendo um relacionamento SÉRIO com ela – por favor, escreva para mim e conte sua história. Adoro casos que fogem à regra.


Publicado no blog da Level Cult:
http://levelcult.com.br/1238-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário