sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Sobrevivendo a comilança do Thanksgiving e ao Black Friday

Bem vindo a Afton, Oklahoma. Uma cidade muito agradavel com pouco mais de mil habitantes. Sim, mil, voce talvez tenha lido rapido e nao tenha percebido.

Passei o feriado de Acao de Gracas na casa da Jakey, minha Pitt Pal e uma das minhas melhores amigas, e os pais dela moram aqui em Afton. A casa da Jakey eh um amor, nao sei se ja escrevi isso aqui, quando passei a Pascoa com eles. Eh uma casinha de madeira, cheia de quadros de fotos por todos os lados, ateh nas paredes do banheiro. Tem mil coisas espalhadas por todos os lados, o que me faz rir e pensar que se minha mae estivesse aqui ela nao aguentaria meia hora sem comecar a organizar tudo. Alem das coisas, tem uns cinco gatos, e eu e eles mantivemos uma relacao de amor e odio durante todo o feriado. Obrigada a Deus por um remedio antialergico que a mae da Jakey me deu, senao eu nao estaria respirando nesse momento.

Com a Jakey
Tirando os gatos o feriado foi maravilhoso. Dias tipicos de americano, que eu adoro. Comer no sofa e ver TV. Eu saia la fora soh quando minha latinha de coca acabava, pra pegar mais, porque o cooler tava la na varanda. Soh escrevo isso sem pudor nenhum de admitir, porque quando nao eh feriado eu passo a semana fazendo temas, escrevendo materias e tentando organizar a publicacao de um jornal onde os reporteres decidem desaparecer com suas respectivas materias poucas horas antes do fechamento. Ser editora eh estressante, gente, agora eu entendo porque a maioria eh tao mala (sem ofensas, tive editores muito bons nos meus ultimos meses em Caxias.) Na ultima semana eu tava explodindo quase com os reporteres. Nao to nem pedindo que sejam bons, soh que tenham responsabilidade. Eh demais? Bem que o meu pai dizia que ele tinha saudades do tempo que ele era empregado e nao chefe..

Bom, voltando ao que interessa: eu precisava de um tempo. Um tempo pra ficar de calca de abrigo, moletom da universidade e oculos, sentada no sofa sem se preocupar com nada. Soh faltou arrotar, que nem os americanos fazem, mas isso eu nao aprendi a fazer, juro.

Sempre disseram que o Dia de Acao de Gracas eh um dia para (alem de agradecer) para comer ateh passar mal. E assim fizemos. Os americanos cozinham peru, alem de pure de batatas, stuffing (que eh tipo, o recheio do peru, que eles comem separado), green beans casserole, tortas de abobora, de batata doce, sobremesas de cranberry.. alem de muitos e muitos molhos, que eles te fazem colocar por cima de tudo.

De manha assistimos a parade, um desfile de acao de gracas, que eh organziado pela Macy's, com uns baloes gigantes, nas ruas de NY. E depois de comer assistimos um jogo de futebol americano. O engracado eh que a janta foi as 3 da tarde. Pouco estranho isso? 3 da tarde.. Ateh pros meus parametros (eu janto as 5h30) foi cedo.

Eu gosto dessa vida de comer cedo. Pensem se nao faz sentido.. Pra que morrer de fome e esperar uma janta ficar pronta as 9, 10 da noite? O negocio eh comer as 3, galera.

Depois de comer, a Jakey conheceu minha mae no Skype, e eu fiz traducoes simultaneas. Foi bem engracado. Ela aprendeu a dizer Feliz Acao de Gracas. E ja sabia dizer Oi, tudo bem haha

No resto daquele dia eu achei que nao seria mais capaz de comer nada na vida, de tanto que tinha comido. Mas eh que a mae da Jakey cozinha bem, o que eu posso fazer? Bom, estava enganada. A uma da manha eu estava com fome de novo e assaltei a geladeira. (No dia seguinte, eu comi xis bacon e fritas.. sim, I know.. o mais estranho eh que eu estou tao magra quanto estava quando saih do Brasil. Alguem deveria me entrevistar!)





Pigs in a blanket, ou enroladinhos de salsicha, como queiram :)

Depois do Acao de Gracas, vem o que os americanos amam muito tambem, o Black Friday. Eu me recusei a sair de casa de noite, pra ficar na fila do frio, esperando as lojas abrirem pra ter que lidar com uma multidao consumista. Em vez disso, fiquei em casa e decidi comecar a assistir Walking Dead, ja que gritam tanto por esse seriado, eu queria ver qualeh neh. Assisti por mais de cinco horas.


Foto que o meu amigo Rodrigo tirou, de uma loja de eletronicos, as 7h30 da noite, sendo que o lugar soh ia abrir as 12h

Minha amiga trabalha na Macy's do shopping de Joplin e teve que ir trabalhar as 4 da manha, pobrezinha. Fomos buscar ela de tarde, e passear pelas lojas. Acabei a black friday gastando soh 10 dolares (alguem deveria me entrevistar2)

No dia seguinte a mae da Jakey foi ver as noticias, pra ver se alguem tinha levado tiro. Porque aqui em Oklahoma eh ainda pior que o Kansas, e tem uma lei que qualquer um pode carregar uma arma assim anywhere laalalala, entao nao seria surpreendente se os caras tivessem se atirado na disputa pelas promocoes. Dizem que sempre sai noticia tambem de gente que se machuca quando as portas abrem. Eh tao ridiculo que seja a ser engracado neh? Tipo, vao viver a vida minha gente.

Bom.. Black Friday experience nao me fez falta. Foram otimos dias aqui. O triste eh que acho que foi minha ultima vez na casa da Jakey. Daqui a um mes vou embora jah :(

Alem de mim, quem veio comer aqui tambem foram os nossos amigos arabes. Foi a primeira vez que eles comeram peru! Foi super divertido. Pra voces verem como a familia da Jakey eh legal, quantos americanos sera que abririam a casa num dia tao tradicional como esse pra uma brasileira e seis arabes?


Com a minha familia americana preferida, os Dobbs :)

3 comentários:

  1. ...muito legal, Val, vc tá ótima!!!(Tio André)

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito do teu jeito de escrever... é uma escrita simples e ao mesmo tempo envolvente.
    Consegues descrever muito bem, sem seres cansativa, o que acontece por aí.
    Estás de parabéns!
    Cléber Telles

    ResponderExcluir