quarta-feira, 5 de setembro de 2012

500 dias de inverno virou noticia


Queridos leitore do 500 dias de inverno

Pela primeira vez, ao inves de entrevistar eu fui entrevistada. E este blog virou noticia. Estamos no Frispit, o portal de comunicacao os alunos da UCS, em Caxias.


Aqui ta o link pra capa do site, onde tem uma foto de San Francisco que eu adoro.




E aqui o link que da direto na materia.



E estou colando a materia aqui tambem. Ficou bem legal, Aline Mapelli, parabens. Me agrada principalmente o titulo, porque 500 dias de inverno esta bem ultrapassado, jah que eh setembro e eu estou ainda torrando no calor desde maio. 


500 DIAS DE INVERNO E VERAO
A estudante que sempre teve o sonho de fazer um intercâmbio e conhecer os EUA viu no fim da graduação uma oportunidade. A jornalista Valquiria Vita, formada pela UCS em março de 2011, descobriu que poderia fazer a tão sonhada viagem até um ano após a conclusão do curso. Sabendo que era agora ou nunca, pediu demissão do Jornal Pioneiro onde era repórter e embarcou nos 500 dias de inverno, nome do Blog/diário criado para relatar as aventuras em Pittsburg no Kansas.
Ela embarcou para a Pittsburg State University em janeiro de 2012 e se deparou com um semestre agitado com disciplinas exigentes que duram cerca de uma hora e meia, duas ou três vezes por semana. “Eu tinha um professor que toda segunda dava um quiz sobre notícias do mundo, então eu tinha que passar a semana lendo todos os jornais. Porque aqui tudo vale nota”, comenta Valquiria. Com esta rotina corrida os meses de estudo passaram rapidamente e por conta disso, a estudante decidiu prolongar a visita por mais seis meses.
Com o período estendido a renda também teve que ser ampliada, a jornalista possui dois empregos, ela já trabalhou como garçonete e atualmente se tornou editora assistente do jornal semanal onde trabalha desde o começo do intercâmbio, além de escrever para o anuário da universidade. Ingressar no jornal estava nos planos desde o início e com o tempo foi mais um desafio superado. “No começo eu tinha medo de entrevistar em inglês e demorava horas pra escrever uma matéria. Com o tempo eu perdi o medo de falar nas reuniões de pauta e agora eu até sugiro as matérias, chego a fazer quatro ou cinco por semana.” lembra a estudante.
A aventura que chega ao fim em dezembro foi uma experiência única para a estudante. “Acho que eu conseguiria escrever um livro sobre tudo o que já aprendi aqui. Eu diria que a maior lição que você tira de um intercâmbio é aprender a se virar sozinha. Eu perdi muitos medos e frescuras.” Além disso, a estudante leva o conhecimento das disciplinas que se tornarão um extra no currículo. Como despedida, a jornalista vai parar em Nova York para passar o Natal e o ano novo, depois o destino é o Brasil e um mês dedicado para matar as saudades da família, o próximo passo é buscar um emprego em Porto Alegre.
Todos os curiosos que quiserem acompanhar as aventuras desse intercâmbio podem visitar o Blog que traz muitas cenas e acontecimentos interessantes dessa experiência no exterior.
Texto: Aline Mapelli
Foto: Arquivo Pessoal/ Valquiria Vita


Nenhum comentário:

Postar um comentário