segunda-feira, 24 de setembro de 2012

50 tons de cinza. Por que você não deve perder seu tempo lendo isso


Era verão nos Estados Unidos e cada guria que abria a boca aqui falava do 50 shades of grey (50 tons de cinza – o problema ja começa por ai, que titulo eh esse?).

Pois bem, eu comecei a ficar tri curiosa com esse livro, porque serio, todas as gurias estavam lendo – e dizendo que as mães estavam lendo também. E o que me chamava a atenção eh que todas que diziam que estavam lendo o livro se defendiam da mesma forma, mesmo sem ninguém perguntar, com um “as pessoas dizem que eh pornô, mas não eh”. Ok...

Ate em que eu me deparei em uma situação critica: estava em uma livraria e la estava ele. 50 shades of grey. Promocao. 15 dolares. Eu estava de férias de aula e, somado a isso, eu tava com uma pulga atrás da orelha em relação a esse livro que tava fazendo sucesso no mundo inteiro, e queria ler com meus propios olhos se era pornô ou não.





Comprei.

Sim, 50 shades of grey eh pornô.

Passaram dois meses desde que eu comprei, e não consegui acabar. Não porque estou adiando o final da leitura pra não ter que me despedir dos personagens (que nem voce faz no Harry Potter). Mas porque 50 tons de cinza eh o pior (e mais mal escrito) livro que eu jah li.

Entao, se voce esta lendo esse livro e esta preocupado que eu va contar o final aqui nesse blog, não se preocupe. Eu não sei o final. Mas se voce eh uma adoradora fiel desse livro (ou da trilogia inteira, porque NÃO, 50 shades of grey não eh apenas um, MAS TRES livros), bom.. se voce eh uma dessas, eu sugiro nem ler esse texto também, porque eu to afim de detonar.

A historia comeca com uma mocinha que se chama Anastasia. Pra começar essa mina não eh bem bonita, o que jah me irritou. Porque na vida real as pessoas já não são lindas, de uma maneira geral neh? Entao o que nos sobra são os livros e os filmes, poxa, onde pelo menos a principal tem que ser linda. E dai que essa mina, que nem bonita eh, desperta um super tesao por um cara que eh o maior lindo, e que como se não bastasse, eh milionário. Serio?

Ela eh toda estabanada, e no primeiro encontro deles (ela vai entrevistar ele pro jornal da faculdade) ela já tropeça e cai de cara no chão. Mesmo assim ele se sente atraído por ela. Não me peçam como.

Bem, o que poderia ser uma historia de amor impossível entre uma plebeia e um milionário, acaba virando uma coisa de louco. Isso porque o tal milionário, Christian Grey, eh um tarado sadomasoquista. 

Em poucas palavras, ele convence ela a ASSINAR UM CONTRATO sexual, onde ela concorda em, basicamente, fazer tudo o que ele quer. Tipo, tudo. Soh posso dizer que o livro da Bruna Surfistinha fica no chinelo perto desse. Mas no chinelo..

Li uma resenha que falava que 50 tons de cinza eh pornô pra mulheres casadas. Não concordo. Mulheres casadas não fazem o que o Christian Grey quer fazer com a Anastasia. Eu não vou escrever aqui o que diz no contrato que ela assinou, mas serio, tem umas coisas muito tensas. Envolvendo muitas partes do corpo. E objetos. E dor.

Parei de ler o livro na parte em que a Anastasia apanha. Ela vira os olhos pro Christian depois que ele fala alguma coisa que ela não gosta. E como castigo, já que ninguém pode virar os olhos pro Christian Grey, porque ele eh muito foda, ele da tipo uns 20 tapas nela. E ELA GOSTA. Um minuto de silencio.

Grande parte do livro eles passam transando. Entao não da exatamente tempo pra historia se desenvolver (o que eh bom pra escritora, porque ela não tem capacidade pra tal). Detalhe nessa parte do sexo, eh que a Anastasia EH VIRGEM. Sim. Ela perde a virgindade com ele, e a primeira vez dela eh tao maravilhosa que ela CHEGA LAH duas ou três vezes. Quer dizer... MAS DAONDE, minha filha? Aonde no mundo que isso acontece? Fico com pena das meninas virgens que vao ler esse livro e achar que a vida eh assim. O cara olha pra Anastasia e ela jah se derrete toda, literalmente. Juro. 

Pois bem. Pode ser que a quantidade absurda de 50 shades of grey vendidos te facam ter vontade de compra-lo. Pode ser que a parte de um contrato sexual com palavras impronunciáveis também te deem vontade de ler. Mas acreditem em mim, ler 50 tons de cinza não vale o tempo gasto. Esperem pelo filme, que infelizmente, vai sair.

Um comentário:

  1. Pior livro do mundo, concordo.

    Mas sobre o fato de ser pornô para mamãe, parece que dizem isso porque ele é mais leve que maioria dos livros eróticos. Não sei se é verdade, pois não costumo ler esse gênero, mas é o que ouvi falar.

    Eu estou lendo ainda, graças a deus só faltam dois capítulos pra acabar. Dois... Longos... Capítulos... Argh.

    O que eu odeio nesse livro é:

    1 - Eu escrevia coisa melhor com 12 anos. Sério. Nunca vi um livro, BESTSELLER ainda, tão mal escrito.

    2 - As cenas de sexo são pra rir. É tão irreal que vira mais uma comédia erótica. E são tão frequentes que chegam a ser tediosas. Um livro didático é mais excitante do que esse livro.

    3 - Me vejo lendo as mesmas coisas diversas vezes. Me vejo lendo as mesmas coisas diversas vezes. Me vejo lendo as mesmas coisas diversas vezes.

    4 - Esse livro põe o nome do sadomasoquismo no chão. Eu achei muitas resenhas sobre esse livro escritas por sadomasoquistas de verdade, que disseram que não é bem como o livro descreve. Christian Grey transforma Anastasia num tipo de escravinha, não numa parceira de sadomasoquismo. Submissas de verdade não precisam ser SEMPRE submissas como ele quer, só na cama mesmo.

    5 - A autora enfia o título do livro a cada oportunidade, e até onde simplesmente não se encaixa. "Por que não posso te tocar?" "Por que sou cinquenta tons de fudido" Sério? ¬¬

    6 - A autora não sabe o que significa subconsciente.

    7 - Deusa interna. Nem vou comentar.

    ResponderExcluir